O ICMS, sigla usada para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e Comunicação, é um imposto estadual aplicado em todo o território brasileiro sobre a circulação de bens, mercadorias e serviços. O ICMS 2023 terá elevação das alíquotas sobre diversos produtos, como forma de compensar o corte no imposto sobre combustíveis, telecomunicações e energia.
O ICMS é essencial para o financiamento dos serviços públicos dos estados, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. Além disso, afeta os preços dos produtos e serviços ao longo da cadeia de produção, impactando o bolso dos consumidores.
Também promove a autonomia fiscal dos estados, permitindo que estabeleçam alíquotas e regras específicas de tributação, adaptando o imposto às necessidades locais e incentivando o desenvolvimento econômico.
ICMS 2023: alterações nas alíquotas
Em relação às alíquotas do ICMS 2023, é notável que a maioria dos estados optou por um aumento, o que pode ter impacto em diferentes segmentos econômicos. No Acre e em Alagoas, a alíquota será elevada de 17% para 19%, enquanto no Pará e em Roraima, subirá de 17% para 20%.
Já na Bahia e no Paraná, a mudança será de 18% para 19%. O Maranhão e o Rio Grande do Norte terão um aumento mais expressivo, passando de 18% para 20%, ao passo que o Amazonas aumentará de 18% para 20%. O estado do Piauí enfrentará uma alteração significativa, com a alíquota subindo de 18% para 21%, enquanto em Sergipe, a mudança será ainda mais acentuada, de 18% para 22%. No Tocantins, a alíquota passará de 18% para 20%.
Essas modificações no ICMS podem afetar uma variedade de setores econômicos, como o comércio varejista, a indústria, o agronegócio, entre outros que podem eventualmente ser afetados pela recente alteração.
O que as mudanças no ICMS 2023 significam para a economia brasileira
As alterações na tributação do ICMS 2023 podem acarretar efeitos favoráveis e desfavoráveis na economia brasileira. Por exemplo, a diminuição da alíquota do ICMS para o fornecimento de energia elétrica e a simplificação da cobrança para empresas enquadradas no Simples Nacional podem trazer benefícios para esses respectivos setores.
No entanto, a modificação na metodologia de cálculo do ICMS 2023 para bens e mercadorias importados pode impactar a competitividade das empresas que realizam importações desses produtos. Além disso, a revisão das normas de cobrança do ICMS-ST pode ter repercussões na cadeia produtiva e no preço final para o consumidor nos mais diversos setores.
Sem dúvidas, a contratação de uma empresa de contabilidade e assessoria em forma de parceria, pode trazer diversas vantagens para empresas que buscam se ajustar às novas regulamentações a fim de minimizar possíveis prejuízos.
Quer saber mais sobre tributos e atualizações do mundo contábil? Acesse o site Liverpool e saiba mais sobre a nossa empresa e os serviços disponíveis, além de ter acesso a conteúdos diversos no nosso blog.